Os Outros

Técnica: bordado, costura e encadernação.

“Os Outros” é uma experimentação têxtil editorial que resultou em dois desdobramentos de livro-objeto. A experimentação envolveu costura, bordado e literatura. Escritas subjetivas: percursos pessoais, do próprio encontro, para materializar intertextos pensando na dinâmica temporal de desaceleramento diário.

(1)

O primeiro livro, tratado em fragmentos, foi pensado numa poética de criação manual e sensibilidade do papel: comprou-se um livro de latim num sebo, que foi impresso em 1950, e costurou-se palavras em cada página. As páginas, já muito gastas, por vezes, se desfaziam, rasgavam… as que sobreviveram na dinâmica da escrita com a agulha, formaram um intertexto, que absorveu significados subjetivos____________cada página, uma frase ou palavra riscada em linhas de algodão vermelha, ao longo do livro_____texto final: conto subjetivo, leituras de olhares diversos. 

(2)

Livro de minicontos bordado. Formato 18×40 cm, 36 páginas. Foi um livro de escrituras bordadas. Nessa proposta, o uso da linha similar a cor do tecido de algodão cru, bege, criou uma estética do visto ou não visto, da história que se cria e desaparece dentro do próprio livro. Foram histórias lidas ou que permaneceram ocultas na fibra do tecido?

Compartilhe: